A Escola

A Equipa

Sofia Machado Rosa

Diretora da Apia

Sofia Machado Rosa, 43 anos, mãe de 4 filhos, Mestre em Supervisão Pedagógica pela Escola Superior de Educação João de Deus, escola onde também se formou inicialmente como Docente do 1.º ciclo do Ensino Básico.

Durante 15 anos dedicou-se essencialmente à docência no 1.º ciclo do Ensino Básico, porém com uma passagem por diferentes instituições de ensino, nas quais teve o privilégio de interagir em diferentes realidades e com diferentes modelos pedagógicos.

Parte da sua atividade profissional é ocupada pela prestação de serviços de consultadoria pedagógica nas áreas da Supervisão, do planeamento e dos instrumentos de gestão pedagógica.

Adicionalmente é ainda formadora na área das ciências da educação, registada no conselho científico-pedagógico, estando apta a ministrar conteúdos de promoção e mediação da leitura, novo acordo ortográfico, envolvimento parental no ensino, dinamização das reuniões de pais, entre muitos outros.

Entre vários projetos que foi desenvolvendo destaca-se a implementação de uma biblioteca numa organização escolar e a dinamização do programa “Novelos de Leitura” com elevado impacto ao nível da comunidade escolar alargada.

Ao presente momento, e no âmbito do seu envolvimento na comunidade local, é um membro ativo numa Associação de Pais de uma escola pública onde mantém uma relação de parceria com os órgãos de gestão do agrupamento de escolas do Restelo.

Observa a vida e os relacionamentos humanos através de um prisma humanista e dialogante. Acredita na força da amabilidade e no reconhecimento da unicidade e originalidade de cada um, como ponto de partida da construção do projeto de vida.

Posiciona-se na função de agente educativo, como sendo uma pessoa rigorosa, construtora de pontes e de consensos democráticos, promotora de percursos de encontro e de excelência.
Pretende, enquanto docente, contribuir para uma arquitetura de Paz e elevação do conhecimento científico, como forma de empoderamento das pessoas, assumindo o risco e o erro como alavanca de superação de si e dos outros.

Considera ainda que o percurso educativo é um caminho fascinante, de prazer e de entrega à criança, que se repercute na mesma medida no adulto, através do encantamento daquilo que é o exercício de dar e receber sem limites.


Notícias

A NOSSA ESCOLA

A APIA dá resposta a cerca de 130 crianças nas respostas educativas de creche e pré-escolar e tem acordos com a Segurança Social e o Ministério da Educação.

              

OUTROS ASSUNTOS

+ Livro de Reclamações Online

Entidade Reguladora: Instituto da Segurança Social, I.P. Centro Distrital de Lisboa UDS/NRS – Unidade de Desenvolvimento Social/Núcleo de Respostas Sociais Av. 5 de Outubro, nº 175 1069-451 Lisboa

CONTACTE-NOS